Pccu
Mariana Souza Lima, Klarc Moura Souza, Bruna Emanulle Santos Sanches, Dirce Nascimento Pinheiro
Resumo
LIMA, Mariana Souza de; SOUZA, Klarc Moura de; SANCHES, Bruna Emanuelle dos Santos; PINHEIRO, Dirce Nascimento.
Descritores: Prática educativa, PCCU, mulheres ribeirinhas
INTRODUÇÃO:
O estudo descreve a experiência vivida por um grupo de alunos de enfermagem junto às mulheres ribeirinhas da ilha do Cotijuba, situada em Belém/PA, na região Norte do Brasil. Entende-se que o enfermeiro, membro da equipe de saúde, tem como responsabilidade técnica-político social o desenvolvimento de ações educativas com os usuários do SUS, todavia, para a boa prática educativa é importante a busca da metodologia adequada que incentive a participação da população na promoção e prevenção de doenças, como o câncer do colo do útero, que é uma neoplasia de grande repercussão epidemiológica na cidade de Belém. Segundo estimativas do INCA, em 2010 são esperados 330 novos casos de Câncer de Colo de Útero na capital paraense.
OBJETIVOS:
Desenvolver ações educativas com essas mulheres, que utilizaram esporadicamente o programa de Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero (PCCU), e incentivar a prática do exame preventivo “Papanicolaou” e a adesão ao respectivo programa.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, baseado em relato de experiência, com mulheres residentes na ilha, maiores de 18 anos, com diferentes laços conjugais, graus de ensino e rendas. Todo processo educativo foi desenvolvido em uma escola na ilha, campo da experiência, com 16 mulheres que receberam palestras, após consulta prévia, pré-elaborada, visando à mobilização para a prevenção do câncer da cérvice uterina. No final, eram tomados depoimentos escritos, almejando a percepção e a validade dos encontros e palestras.
RESULTADOS:
Os resultados demonstram que são