PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS – ÁFRICA OCIDENTAL
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FREI OTHMAR
TRABALHO DE GEOGRAFIA
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS – ÁFRICA OCIDENTAL
“SERRA LEOA”
ATIVIDADES ECONÔMICAS:
Uma das principais fontes de receitas financeiras são os diamantes, extraídos das montanhas do país. Também há reservas de bauxita e ouro. A agricultura, responsável por empregar boa parte da população, baseia-se nos cultivos de café, cacau, mandioca, arroz, etc. O setor industrial, pouco diversificado, atua nos segmentos alimentício e têxtil.
PROBLEMAS SOCIAIS:
A maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia. A nação registra uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, com 102 óbitos a cada cem mil nascidos vivos. A esperança de vida é de apenas 48 anos e o analfabetismo atinge 62% da população.
PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO:
1,9 bilhão de dólares.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO:
IDH de Serra Leoa é de 0,317, ocupando o 158° lugar no ranking mundial, composto por 169 nações.
MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS E RELIGIOSAS:
A CULTURA:
Os Mendes, Temnes e outros grupos têm um sistema de sociedades secretas que encarregou-se através dos séculos de transmitir a cultura das diferentes tribos. Estas são inculcadas aos membros de cada grupo desde a infância. Por este secretismo a maioria das atividades culturais estão vedadas ao estranho. A língua oficial da Serra Leoa é o inglês, mas a língua franca de fato é a língua krio, materna para os Crioulos da Serra Leoa mais falada por 98% da população.
A RELIGIÃO:
O Islamismo é predominante em 60% da população, o Cristianismo abrange 30% e 10% professam religiões tribais africanas. A constituição de Serra Leoa provê liberdade religiosa e o governo generalizadamente defende este direito e não tolera o abuso do mesmo. Ao contrário de muitos países africanos, a mistura étnica e