Países do norte e países do sul/ centro e periferia
1. Países do Norte e países do Sul/ Centro e Periferia
Com o fim da bipolarização e da oposição entre os sistemas socialistas e capitalistas, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres ficaram mais evidentes.
A oposição passou a ser entre os países desenvolvidos (países do Norte) e subdesenvolvidos (países do Sul). Essa divisão é simbólica, pois não considera a linha do Equador como divisória (Mapa 1).
| |
|Mapa 1. Países do Norte e países do Sul |
Nesse caso os países ficaram divididos pelas condições econômicas e sociais de cada um.
Entre os países do Norte, cujos indicadores de desenvolvimento são elevados, estão Estados Unidos, Canadá, a maior parte dos países da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Já o grupo de países do Sul, de forma geral, é constituído por países da América Latina, África, Ásia (exceto Japão) e Oceania (exceto Austrália e Nova Zelândia).
Essa forma de regionalizar pode gerar imprecisões na classificação do países, pois há muitas diferenças econômicas e sociais entre eles. Alguns deles se encontram em situação econômica intermediária ou são países que integravam o extinto bloco socialista, cuja economia ainda está se adaptando às características do capitalismo.
Há ainda uma regionalização que considera países centrais e países periféricos. Os países centrais seriam os países desenvolvidos que detém uma tecnologia muito avançada e grande influência no cenário politico-econômico internacional. Já os países periféricos seriam os países pouco desenvolvidos e subdesenvolvidos e com pouca influência internacional.
Rosa Luxemburgo (1870-1919), filósofa e militante revolucionária cuja bandeira era “Socialismo ou barbárie”, foi grande