Conflito Norte e SUl
RESUMO: Conflitos entre as nações, entre os povos do Planeta sempre existiram e foram e são através deles que o mundo nos mapas toma forma, desde civilizações antigas tem sido assim e o critério de construção de planisférios tem levado em conta a geopolítica econômica e social de quem o projeta.
Desde os Mapas T.O., a Carta de Ebstorf, Gervásio de Tilbury, 1284, ambos construídos com um sentido cristão e do sobrenatural, tinham Jerusalém no Centro como a região mais importante na época, e até hoje é assim, as nações de maior poderio econômico, político ou militar estão centralizadas.
Tanto o colonialismo como a divisão Norte-Sul, tem-se uma noção direta de Centro e Periferia e oficializou-se a separação política, econômica e social aumentando as desigualdades sócio-econômicas entre estes países. Desenvolvimento e subdesenvolvimento são conceitos que entraram em uso a partir do final da 2ª Guerra Mundial, que busca explicar o subdesenvolvimento do Sul ou da Periferia.
Países subdesenvolvidos industrializados ou não, emergentes, em desenvolvimento, são conceitos atribuídos aos do Sul ou da periferia, aos do Norte ou Centro apenas desenvolvidos.
NOVA ORDEM MUNDIAL
Termo usado a partir do final da década de 1980, quando ocorre a dissolução da União Soviética, queda do Muro de Berlim, fragmentação de outros países do Leste, e conseqüente final da guerra Fria.
O mundo apresenta uma nova faze do sistema econômico, na Geopolítica passamos para um mundo Multipolar, onde a nação impõe seu poder por critérios econômicos e políticos, não mais pelo poder Bélico como antes. O poder é medido pela capacidade econômica, volume de capitais, avanço tecnológico, nível e qualidade da produtividade. O Capitalismo se expande em escala mundial, novas tecnologias são implementadas e a globalização se instala.
Novas potências econômicas despontam exemplo da China, a economia que mais cresce no mundo, e até o Brasil dá um salto, seu PIB hoje é o sexto do mundo.