O CONFLITO NORTE E SUL
Os Estados Unidos, maior emissor de gás carbônico não aderiu ao Tratado de Kyoto (Tratado internacional sobre redução de emissão de gases do efeito estufa), pois queria que os países em desenvolvimento fossem inclusos.
Os impasses que se desenvolvem desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92, na qual foi firmada a "Convenção sobre Mudanças Climáticas", ou seja, o compromisso entre os países membros da ONU de reduzir as emissões de gases que contribuem para o "efeito estufa"
Os paises do Norte são os mais desenvolvidos, portanto possuem mais indústrias e liberam mais dióxido de carbono do que o Sul que são os países subdesenvolvidos com menos industrias. O Norte não quer deixar de lado sua produção para ganhar capital, afim de assinar acordos que diminuam a emissão. Exemplo: Protocolo de Kyoto
Divisão Norte e Sul
Qual a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
Mais que um simples critério de localização no globo terrestre, atualmente a divisão entre o norte e o sul está baseada em critérios de desenvolvimento econômico e social. Fazem parte do norte os países desenvolvidos, com alto grau de industrialização, uma população em sua maioria urbanizada e uma expectativa de vida elevada.
Os países do sul têm industrialização tardia e dependente ou não são industrializados; sua infra-estrutura é deficiente; a agricultura não usa técnicas modernas e grande parte desses países tem predomínio de população rural. Seus indicadores socioeconômicos são muito baixos e, conseqüentemente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também é.
As grandes organizações econômicas internacionais
As duas organizações econômicas mais importantes são a União Européia (UE), formada por 15 países, e o Nafta (North American Free Trading Agreement – Acordo de Livre Comércio da América do Norte),