Figuras de Linguagem
As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, porque desta forma é possível compreender melhor diferentes textos. Compreender e saber usar figuras de estilo nos capacita a usar de forma mais eficaz a linguagem como fenômeno social e nos ajuda a vislumbrar o simbolismo de algumas conversas e obras escritas.
As figuras de linguagem podem ser subdivididas em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.
Figuras de Som
Aliteração: Consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais: Ex.: “Leve, breve, suave, um canto de ave...” (Fernando Pessoa)
Houve a repetição da consoante fricativa /v/.
Assonância: Consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. Ex.: “Leve, breve, suave, um canto de ave(..)” (idem)
Houve repetição das vogais abertas /e/ e /a/.
Paronomásia: Consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas com significados independentes. Ex.: “Quem parte, reparte, e não fica com a melhor parte, ou é bobo, ou não entende da arte.” (Provérbio popular)
Palíndromo: Palavra de origem grega. Quando uma palavra ou frase pode ser lida indistintamente: de frente para trás ou de trás para frente. Ex.: "arara"
Paradoxo: Consiste em explicar um conceito de forma original, de forma contrária ao senso comum: Ex.: "Amor é fogo que arde sem se ver; [...] É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer (Camões)
Trocadilho: Consiste em um enunciado humorístico, com criatividade sonora: Ex.: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Figuras de Palavras
Catacrese: emprego de uma palavra no sentido figurado por não haver um termo próprio. Ex.: a perna dos óculos.
Metáfora: estabelece uma relação de semelhança ao usar um termo com significado diferente do habitual. Ex.: A menina é uma flor.
Comparação: parecida com