Paz na escola
RECORTE TEMÁTICO: “PEACE IN THE SCHOOL”
PRODUTO FINAL:
Apresentações no pátio da escola no dia Mundial da Paz, 21 de Setembro, sobre o dia Internacional da Paz, como semear a paz na nossa escola, nossa família, na nossa vida, explicações por parte dos alunos sobre a data, murais e músicas em inglês que remetem a paz.
DESTINATÁRIO:
Comunidade Escolar (Alunos e funcionários da escola).
TEMPO PREVISTO: 2 Meses.
NÚMERO DE AULAS SEMANAIS: 2 Aulas.
JUSTIFICATIVA: Vivemos numa época de agressividade e violência de todos os tipos e graus, surgindo assim à necessidade de substituirmos os padrões de violência, pela reflexão e pelas ações baseadas na cultura da paz.
Nada melhor do que a escola, através das propostas de princípios da educação, valores, para estimular os pensamentos, os sentimentos e as atitudes de paz.
A escola neste contexto pelo seu papel dinâmico e transformador, aliada aos aspectos relevantes da cultura da paz, possibilitará o despertar dos educandos para a estética do bem e do belo na vida prática, tornando-os sujeitos mais sensíveis, reflexivos, críticos, conscientes e construtores da sua própria realidade e a do mundo.
OBJETIVOS:
• Refletir sobre diversos tipos de violência, como: contra crianças, animais, os idosos, a mulher, contra pessoas de opção sexual diferente, contra pessoas de raças diferentes, contra a natureza, contra os direitos do cidadão, contra o bem público e contra o bem particular.
• Desenvolver a sensibilidade para a percepção de todas as formas de violência que provocam sofrimento no ser humano;
• Ampliar o conceito de paz como oposição a tudo que fere a dignidade humana em sua integridade física, psicológica e social;
• Estimular o cultivo de valores como: democracia, igualdade, liberdade, solidariedade, tolerância, respeito ao meio ambiente e aos bens, públicos e privados.
• Debater sobre: o que é a paz; quem pode promover a paz; como me sinto em um ambiente violento; quais