payb vs
1331 palavras
6 páginas
QUINHENTISMO (séc. XVI)Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Possuem ideias relacionadas ao Renascimento (termo usado para indicar o período da historia do mundo ocidental no fim do século XIII e meados do século XVII, que vivia o seu apogeu na Europa.
Faz parte dessa fase a literatura jesuíta ou de catequese. Seu representante: Padre José de Anchieta, com seus poemas, autos, sermões, cartas e hinos. O principal objetivo do padre, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Outro representante desta época é Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagens) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais do Brasil.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO
Segmento do Quinhentismo.
É a denominação das manifestações ocorridas em território brasileiro durante o século XVI.
Características básicas:
• Padrões estéticos medievais, principalmente nas crônicas de viagem (textos produzidos neste momento histórico e encaminhados a Portugal e Espanha).
• Registro do impacto da nova terra sobre o europeu (descobridor-observador)
Principal representante: Pero Vaz de Caminha (1450-1500) com sua carta a El-Rei Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil.
Outros representantes: Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Gabriel Soares.
BARROCO (séc. XVII)
Momento histórico:
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e