Pavimentação
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
DISCIPLINA: PAVIMENTAÇÃO
PROFESSOR: MÁRCIO MUNIZ DE FARIAS
ENSAIOS - LABORATÓRIO
ALUNOS:
1- ENSAIO DE PENETRAÇÃO
O ensaio de penetração é realizado de acordo com a NBR 6576/2008. No ensaio uma agulha de 100g deve penetrar uma amostra padronizada de cimento asfáltico, por 5 segundos, à temperatura de 25 oC. São realizadas três leituras de penetração, sendo o resultado a média dos valores. No caso de haver um valor discrepante de acordo com a norma, este deve ser eliminado. O ensaio é utilizado para medir a consistência do ligante asfáltico. Para o ensaio são utilizados um recipiente de metal cilíndrico com fundo plano e um penetrômetro, aparelho que será calibrado para medir quanto a agulha penetra na amostra, apresentado abaixo.
Para a realização do ensaio, inicialmente aquece-se a mistura asfáltica. Em seguida coloca-a dentro dos cilindros metálicos e ajusta-se a agulha do penetrômetro na superfície da amostra, zera o medidor, e aciona-se o cronômetro liberando a agulha. Após 5 segundos, é realizada a leitura do quanto a agulha penetrou na amostra. Foram encontrados os seguintes resultados no ensaio realizado no laboratório:
Leitura 1
Leitura 2
Leitura 3
52
56
53
Média
53,67
Os critérios para a aceitação dos resultados, segundo o DNER, são os seguintes:
Penetração
0 até 49
0.1 mm
50 até 149
0.1 mm
150 até 249
0.1 mm
> ou = 250
0.1 mm
Diferença máxima entre o valor mais alto e valor ais baixo das determinações
2
4
12
20
Sendo que os resultados encontrados são condizentes.
2- ENSAIO DE PONTO DE AMOLECIMENTO O ensaio de ponto de amolecimento ou ensaio do anel e bola é descrito pela NBR 6560, o qual mede a temperatura em que uma esfera metálica atravessa o anel preenchido com material ligante e toca uma placa de referência em uma distância de 25,4mm. Para o ensaio são utilizados dois anéis de latão, duas esferas de