Pavimentação asfáltica
Estrutura de múltiplas camadas construídas sobre a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento é a definição para Pavimentação deste presente estudo.
Dentre os tipos de pavimentos existentes, os flexíveis ou asfáltico foi o analisado, o mesmo revestido de camada asfáltica e com base de brita ou solo. Nos pavimentos asfálticos, estão em geral presentes camadas de base, de sub-base e de reforço do subleito.
Emulsão asfáltica é um sistema constituído de uma fase asfáltica (glóbulos com diâmetro médio três micras) dispersa em uma fase aquosa química tenso-ativa, para aplicação à temperatura ambiente, em serviços de pavimentação asfáltica. Relatamos a seguir alguns materiais que são usados nas construções civis, dentre eles alguns são usados na pavimentação: RR1C, RR2C, CBUQ, Imprimação, Macadame, Brita Graduada, Compactação, Base e Sub-Base, Isopor EPS, Manta Asfáltica, Borracha Líquida, Bidim, Grout, Fibras Maccaferri, NBR 7211.
1.MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
1.1 EMULSÃO ASFÁLTICA RR-1C
A Emulsão Asfáltica RR-1C, de caráter catiônico, fabricada em conformidade com as especificações da Resolução CNP 07/88, confere excelente adesividade do ligante às superfícies minerais de contato de natureza ácida ou básica. Formulada com emulsificantes aminados para caracterizar a ruptura rápida de emulsão, proporcionando rápida coesão da película asfáltica, através de fenômeno predominantemente químico em contato com o agregado ou com a superfície banhada. Apresenta estado físico líquido, coloração marrom-escuro e densidade relativa à 25ºC= 1,00.
CARACTERÍSTICAS:
ENSAIOS SOBRE A EMULSÃO
MÉTODO
IBP/CNP-07/88
Viscosidade SSF @ 50ºC
P-MB-581
20-90
Peneiração nº20 (0,80mm), % em peso, máx
P-MB-609
0,1
Sedimentação, % peso, máx (5 dias)
NBR-6570
5
Carga das partículas
NBR-6567
Positiva pH, máx.
NBR-6299
6,0