Pauta de Observação de estágio
Nas Escolas Waldorf os quadros negros são utilizados de forma ativa, ele não serve apenas para escrever textos, é um recurso que o professor aproveita também como recurso artístico, para desenhar diversas imagens relacionadas às histórias e aulas de época. Os professores se aperfeiçoam no chamado “desenho de lousa”, uma matéria específica na formação dos professores “Waldorf”. Computadores e Tablets serão utilizados somente após o 5ª ano, em aulas específicas.
De acordo com o desenvolvimento da aula, a elaboração da dinâmica está livremente colocada nas mãos do professor. Ele inclusive utiliza, com freqüência, recursos lúdicos, musicais e de movimento como apoio à sua didática em sala de aula. Instrumentos rudimentares são amplamente usados, tais como “cocos secos”, flautas doces ou de bambu, símbalos (uma espécie de sino), saquinhos de arroz, para atividades de movimento rítmico e gongos.
Em aulas de matemática e geometria, pode ser usado o ábaco, bem como outros instrumentos feitos com os alunos, ou feitos pelo professor.
Dos Livros Didáticos
Os recursos didáticos, de acordo com a pedagogia Waldorf, podem ser “passivos” ou “ativos”. São considerados “Recursos Passivos”, todo material que já está pronto e seria apenas replicado em sala. Como orienta Richter .
“Recursos de ensino “passivos”, na sua maioria livros didáticos de cunho tradicional, fontes secundárias e recursos audiovisuais de tecnologia de ponta, enfraquecem o contato entre professor e alunos[...] esses recursos são utilizados de forma limitada nas Escolas Waldorf – e basicamente só no ensino médio – a não ser que constituam um estimulo para o trabalho independente.”
Os livros de leitura começam a ser utilizados no 2º ano, antes disso só é lido na escola o que foi escrito pelos próprios alunos.
Os recursos ativos que são mencionados são livros originais, Enciclopédias, Quadros de estatísticas, Quadros