paulo
Conflitos Étnicos e Religiosos na Europa
Étnicos
Os conflitos no centro e leste da Europa estão relacionados aos fim dos governos socialistas de cunho centralizador eautoritário, os quais foram implantados em diversos países dessa região após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a história da diversidade e dos conflitos étnicos na região é antiga. Ela resulta daexpansão dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro, e da decomposição desses últimos entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX.
Conflitos religiosos no mundo atual (judeus x mulçumanos)
Introdução
Atualmente a maior causa de guerras e conflitos são por causa do assunto religioso. A cada dia isso vem tomando conta dos assuntos da mídia, livros e até filmes. Professores tem sido procurados pela mídia para esclarecer os conflitos religiosos. Atráves dessa observação, irei fazer meu trabalho científico sobre conflitos religiosos, no qual escolhi o tema: Palestina (Judeus e Mulçumanos).
Judeus e Mulçumanos
Como sabemos, o confronto entre judeus e muçulmanos adquiriu maior expressão com a criação do Estado de Israel logo depois da Segunda Guerra Mundial. Muçulmanos de todo o mundo nunca conseguiram digerir o que aconteceu ao povo palestino (composto na sua maioria por árabes muçulmanos, mas com uma importante minoria árabe-cristã) que vivia na região há muitos séculos e que, de um momento para outro, se viu destituído de suas casas, propriedades, trabalhos, etc., como consequência da chegada dos judeus, apoiados pelas principais potencias da época. Em qualquer conversa com muçulmanos sobre a situação atual do Oriente Médio, é quase impossível que este acontecimento não seja citado.