Paulo
A região habitada pelos fenícios era uma estreita faixa de terra, comprida e espremida entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano.
Os fenícios eram semitas, porém ao longo da história se miscigenaram. Largamente com os povos da região. As poucas terras existentes na antiga Fenícia eram de boa qualidade. Nas pequenas planícies cultivavam cereais, legumes e o linho. Abundavam as árvores frutíferas como figueiras, oliveiras, videiras e sicômoros. Nas montanhas do Líbano era possível encontrar cedros, carvalhos e nogueiras. Mais de vinte cidades compunham a Fenícia. Destacaram-se: Ugarit, Biblos ,Sidon e Tiro. Essas cidades eram independentes umas das outras e seus regimes políticos variaram.
Economia dos Fenícios
Foi uma sociedade antiga que tinha a economia baseado no comercio Marítimo
Os primeiros habitantes tentaram desenvolver a agricultura, junto com a pesca e a caça, mas não deu certo. Mas a posição geográfica da Fenícia era estratégica. pois localizava-se no cruzamentos das principais rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente. Então, os Fenícios começaram a desenvolver o comércio. Logo após, o comércio foi a principal atividade econômica da Fenícia. Os habitantes tornaram-se famosos por serem grandes comerciantes e navegadores. A indústria (não no sentido moderno) era próspera, os fenícios produziam vidros, metais e tecidos. O emprego da púrpura (extraída de um molusco) dava aos tecidos fenícios um grande destaque.
Política dos Fenícios
Os fenícios estavam organizados em cidades-estados, ou seja, cada cidade fenícia constituía um centro comercial independente, com administração pública própria. O governo dessas cidades era exercido por comerciantes influentes, chamados sufetas.
Cultura dos Fenícios
A religião fenícia era politeísta e as práticas religiosas visavam obter dos deuses sucesso nesta vida. Já nas artes, eles assimilaram influências diversas, com produções de pouca originalidade. A grande contribuição dos