paula
1.Na visão do autor, “o olhar antropológico sobre a questão ambiental” consiste em que a antropologia busca visualizar as questões ambientais para que assim possa ajudar a humanidade a entende-lás. Como por exemplo, tentar fazer com que as pessoas entendam o melhor modo de lhe dar com esses problemas da natureza, mostrando de que a natureza nao pode ser considerado algo externo, mas sim em um entorno de coevolução e com isso buscando alcançar a sustentabilidade necessária para a sociedade. Ou até mesmo, tentar alterar os conceitos errôneos criados pela sociedade dos acontecimentos que essa causa no ambiente como por exemplo, o conceito de que a crise ecológica foi causada pelo avanço da tecnologia ou de que a ciência é encarregada de criar todos os meios sustentáveis.
2. Os elementos utilizados pelo autor para criticar a características do romantismo criado pela sociedade com relação as questões ambientais sao:
“Crise ambiental é um resultado do grau de desenvolvimento técnico” o autor critica a ideia de que a a crise ambiental é criada pela evolução tecnológica e da indústria é predominante, e muitos acreditam que essa causa independe da acao de cada individuo na sociedade. O autor se aprofunda na questão, e nos propõe que a causa da crise nao é somente a evolução da tecnologia mas também as relacaoes de produção, ou seja, o ser humano esta ligado diretamente a essa evolução, ja que a produção existe para satisfazer as necessidades do ser humano. “Os problemas ambientais são objetivos e devem ser assumidos cientificamente”. Ele expõe que os problemas nao sao mais limitados a sua região, hoje os problemas sao globais, o que quer dizer que problemas que antes afetam somente o seu entorno, como a assoriacao de um rio ou a alagação de uma área devido a um de que, hoje levam a problemas muito maiores, onde temos como exemplo principal o aquecimento global. O autor da a isso o nome de denominador, e diz que ele esta limitado