funções da linguagem
As funções de linguagem servem para emocionar,impressionar,manipular,ordenar e essas funções usadas na Comunicação são as seguintes:
•Função Referencial
•Função Apelativa
•Função Emotiva
•Função Metalingüística
•Função Fática
•Função Poética
Exemplos:
Função Emotiva
Quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a função emotiva, também chamada de expressiva.
"amo muito tudo isso" em Inglês i'm love i't
Criador de um dos slogans mais famosos do mundo chama-se Larry Light, executivo que reinventou a rede, criando o cardápio menos calórico.
Uma das maiores propagandas e slogans mundias já criados é a do Mc Donald's "amo muito tudo isso " e ela claramente se enquadra na função de linguagem emotiva pois seo slogan chama o consumidor e o indus a amar o Mc Donald's.
Função Conativa (Apelativa)
A função Conativa nada mais é que o apelo Publicitário é o comercial te ordenar a fazer algo querendo o convencer de que o produto da propaganda é realmente bom.
COMPRE BATON COMPRE BATON COMPRE BATON !!!
Neste caso vemos um caso claro de função Conativa onde a propaganda ordena o consumidor a ter uma ação de comprar o produto que está sendo divulgado.
Função Referencial
Quando o objetivo do é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa.
O texto acima tem por objetivo informar o perigo de dirigir e beber.
Função Poética
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Assim, é mais comum em textos literários, especialmente nos poemas que enfatizam com mais frequência a subjetividade. No entanto, podemos