Paul Sweezy e Jorge Miglioli
Resumo dos capítulos II, IV e V da obra “Teoria do Desenvolvimento Capitalista: princípios de economia política marxista” de Paul Sweezy e capítulo V de Jorge Miglioli.
FORTALEZA-CE
2014
SWEEZY, PAUL MARLOR. Teoria do Desenvolvimento Capitalista: princípios de economia política marxista. 2ª Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
Sobre o Autor
Paul Marlor Sweezy, nascido nos Estados Unidos em 1910, foi um dos mais influentes economistas marxistas do século XX. Ele desenvolveu seu pensamento marxista, à margem de organizações comunistas, como resposta à crise do capitalismo nos anos 30. Sweezy faz a sua grande contribuição para a reintrodução da economia política marxista nos debates econômicos acadêmicos publicando “A Teoria do Desenvolvimento Capitalista”, tido como a melhor introdução ao pensamento marxista.
Capítulo II – O Problema do Valor Qualitativo
1. Introdução
O autor faz uma introdução baseada no primeiro capítulo “A Mercadoria” da obra O Capital de Karl Marx. Segundo o autor o estudo das mercadorias é o estudo das relações econômicas de troca e mercadoria é tudo o que se produz para troca, e não para uso do produtor. Ele diz que Marx começa analisando uma “produção simples de mercadoria” que é uma sociedade na qual cada produtor é dono de seus próprios meios de produção e satisfaz suas necessidades pela troca com outros produtores. Assim, surge o problema da troca.
E partindo da produção simples ele estabelece diferenças entre Adam Smith e Marx. Para Smith a troca está ligada ao principal fato tecnológico da vida econômica, a divisão do trabalho. Onde essa divisão é a base de todo o aumento de produtividade. Porém ele é incapaz de conceber a divisão do trabalho independentemente da troca, que é anterior e responsável pela divisão do trabalho. Smith diz que o ser humano é o único ser a ter essa propensão a trocar uma coisa pela outra.
A divisão do trabalho e a troca estão ligadas e sustentam a