Voleibol
LEVANTADOR- É o distribuidor das jogadas, ele é quem arma a sua equipe, devendo ser o cérebro do time, do qual depende do sucesso ou fracasso. Ele deve ter liderança e lucidez, boa visão universal do jogo, com diálogo com os atacantes, não se deixando dominar. E que seja uma extensão do técnico dentro da quadra.
JOGADORES DE PONTA - São responsáveis pelo passe do time, juntamente com o líbero. Portanto são aqueles que têm o melhor domínio com a manchete. São responsáveis pelo ataque rápido e de força no ingresso e saída de rede.
JOGADORES DE MEIO - São de maiores estatura. Sua função principal é fazer o bloqueio de meio, marcando a esfera rápida e de oblíquo, e ataques de bolas rápidas. É a função que exige certa ração de sacrifício, pois em toda jogada ele que puxa a 1ª esfera para segurar o bloqueio de meio do justado e consequentemente liberar os seus atacantes de ponta para pegar o bloqueio simples.
OPOSTO - É o jogador decisivo de ataque de força, ele é quem desafoga o levantado e, principalmente nas bolas de segurança. Este jogador obrigação a dominar muito os ataques de ponta, meia esfera, esfera rápida e funda. Não precisa passar. Só se preocupando com o ataque, bloqueio e resguardo, mais sua jogada principal é o ataque de saída e fundo.
LÍBERO - Imprescindível em qualquer esquema, é principal jogador de passe e resguardo. Normalmente entra no lugar do jogador de meio que estiver no fundo de quadra sendo responsável por pelo menos 50% do passe de sua equipe. Jogadas no Voleibol
ACE: Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.