patterns
1. Um dos padrões arquiteturais mais amplamente conhecidos e empregados é o Model-View-Controller (MVC). Qual padrão de projeto do GOF compõe a estrutura do MVC? Relacione a estrutura do MVC com a estrutura do padrão do GOF.
2. Qual padrão arquitetural auxilia estruturar aplicações que podem ser decompostas em grupos de sub-tarefas onde cada grupo está em um determinado nível de abstração?
3. Qual padrão de projeto simplifica a integração de componentes distribuídos desacoplados, abstraindo a complexidade da distribuição e da comunicação entre processos por meio de trocas de mensagens e encapsulamento de serviços em um modelo de objetos?
4. Qual padrão de projeto prevê a existência de uma entidade controladora que distribui tarefas para outras entidades controladas, computando o resultado final a partir dos resultados obtidos, assegurando tolerância a falhas, computação paralela e acurácia dos resultados?
5. Qual padrão permite agregar e encapsular objetos menores numa mesma unidade, impedindo o acesso direto aos objetos constituintes?
6. Qual padrão de projeto na classificação POSA permite manter sincronizados os estados de componentes cooperativos, empregando mecanismo de propagação de mudanças de estado por meio de notificações? Qual o nome do padrão GoF equivalente?
7. Qual padrão de projeto cria interfaces genéricas para envio e recepção de mensagens, tornando transparente para as partes comunicantes os detalhes de baixo nível da comunicação em rede, incluindo especificidades de protocolos e serialização e deserialização (marshaling e unmarshaling) de dados?
8. Analisando a dinâmica de interação a seguir, descreva qual o papel e importância do componente Dispatcher. Porquê simplesmente não residir toda a lógica envolvida para acionamento do serviço apenas no Client?