Patrimônio líquido
Assunto: Patrimônio Líquido Resumo
Conceito: Patrimônio líquido (PL) é a soma dos valores contábeis pertencentes aos acionistas ou sócios. O capital Social, que é uma conta do PL, representa os valores subscritos e integralizados pelos acionistas em favor da empresa. Essa conta é subdividida em duas outras, a saber: Capital Social Subscrito e Capital Social Integralizado.
Exemplo: Empresa X inicia suas atividades com dois sócios subscrevendo $100,00 cada um no capital social da empresa. No momento 1, eles não entregaram ainda esse valor para a empresa, no PL, a conta ficará da seguinte forma:
Capital Social Subscrito: $200,00
Capital Social a Integralizar: ($200,00)
Momento 2: O sócio 1 integraliza toda a sua cota ($100);
Capital Realizado: $100,00
Capital Social Subscrito: $100,00
Capital Social a Integralizar: ($100,00)
Conta Reserva de Capital: São valores recebidos que ainda não transitaram pelo resultado como receita.
Conta Ajuste de Avaliação Patrimonial: Valores da reavaliação a valor justo.
Conta Reserva de Lucros: Valores retidos por diversos motivos.
Conta Ações em tesouraria: Ações adquiridas pela própria companhia e que não recebem dividendos nem dão direito a votos (Caso seja revendida, elas voltam a receber dividendos e se forem do tipo Ordinária, voltam a dar ao proprietário, direito a voto). Caso a empresa deseje eliminar essas ações em tesouraria, deve reduzir a conta de Ações em Tesouraria contra o Valor total do Patrimônio Líquido, reduzindo assim, o tamanho total do patrimônio.
O capítulo 20 do livro Manual de Contabilidade Societária ( 2010), lembra que devemos apresentar na DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido) apenas a somatória da participação de não controladores na DMPL e alerta ainda para a destinação obrigatória de todo o resultado da conta de LPA (Lucros acumulados): Os lucros que não forem destinados para as reservas previstas, devem ser distribuídos a título de