Patrimonio liquido
O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, a mensuração de ativos e passivos apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionando um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa.
Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
1 – INTRODUÇÃO
Dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa.
A metodologia de mensuração de ativos e passivos, que pode fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.
2 – CONCEITOS
Para o desenvolvimento do trabalho proposto é muito importante a revisão dos conceitos de ativo, passivo, patrimônio líquido e mensuração, a seguir.
O ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ou Intangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.
O passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado.
O patrimônio líquido é simplesmente uma identidade, ou seja, uma igualdade que se origina da diferença entre estas duas grandezas: ativo e passivo, sendo assim o ativo é igual a soma do