Patrimonio cultural
Alexandre de Freitas sinopses como citar
FREITAS, Alexandre de. O descaso com um patrimônio histórico. Minha Cidade, São Paulo, 10.110, Vitruvius, out 2009 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/10.110/1833>.
Vista lateral da Igreja São Benedito
Foto tirada pelo autor em 2008
Foto noturna da Igreja São Benedito desmoronada
Tirado pelo autor no dia do desmoronamento as 20h
Vista de outro ângulo da Igreja São Benedito desmoronada
Foto tirado pelo autor no dia 24/02/2009 as 20h No dia 24 de fevereiro uma fatídica notícia veio comprovar que a preservação de patrimônios históricos foi negligenciada na cidade de Cravinhos, a 300 Km da cidade de São Paulo na região de Ribeirão Preto. Neste dia ocorreu o desmoronamento parcial da Igreja São Benedito, a matriz velha da cidade, construida há mais de 120 anos, em 1888.
Minha intenção aqui não é apontar culpados. Acredito, com toda honestidade, que todo cidadão da cidade tem sua parcela de culpa. Jornais regionais e até a Folha de São Paulo noticiaram o fato. Aqueles que prolongaram mais o noticiário relataram o que muitos moradores já sabiam: havia um nítido impasse entre a paróquia e o poder público. A prefeitura, pelo que consta, tentou várias vezes reformar a igreja e a paróquia não aceitava usando como argumento que não queria envolvimento político.
E nessa discussão, que os moradores locais já conheciam há um bom tempo, todos acabaram perdendo. A igreja não suportou os problemas de rachadura e infiltrações evidentes até para leigos.
A Igreja São Benedito foi construída por Francisco Rodrigues dos Santos Bomfim, fazendeiro conhecido na região por ter colaborado com a fundação da cidade de Cravinhos e ter fundado um distrito de Ribeirão Preto que recebe o nome de Bonfim Paulista em sua homenagem. A capela era de sua propriedade particular e após sua morte foi doada pelos seus herdeiros à paróquia da cidade.
Com a construção da matriz