Patrimonialismo No Estado Ou Na Administra O P Blica
PATRIMONIALISMO NO ESTADO OU NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNO:
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Gestão Pública, do curso de Administração, da Faculdade x, ministrado pelo professor x.
Patrimonialismo no Estado ou na Administração Pública
Patrimonialismo é o termo que descreve um dos maiores problemas de gerenciamento da administração publica brasileira, isso acontece quando os interesses do estado se confundem com os interesses pessoais dos governantes e dos responsáveis por cargos de liderança no setor público. O surgimento do patrimonialismo no Brasil deu-se através do Estado colonial português no seu período de consolidação territorial.
Uma das características do patrimonialismo é o Nepotismo, palavra que significa a designação de cargos de confiança a parentes ou amigos, deixando de lado a escolha do profissional técnico e competente para o cargo público, por meros motivos de interesses pessoais. Isso é uma grande problemática no aparelho do estado, pois se dá margem à corrupção, acarreta na atribuição de funcionários públicos com deficiência técnica para ocupação dos cargos, fraudes nos concursos públicos, dentre outras conseqüências... Ou seja, no patrimonialismo á uma grande confusão do que é patrimônio estatal e patrimônio privado.
O Brasil herdou o patrimonialismo através da coroa portuguesa, onde deu-se surgimento dos primeiros cargos públicos durante a consolidação territorial portuguesa, devido a necessidade de remuneração aos nobres guerreiros que se colocaram a frente das batalhas territoriais, o rei nomeava os nobres para serem responsáveis por determinadas regiões, logo então esses designavam os seus amigos ou entes queridos para a realização da arrecadação dos impostos.
Tal confusão do que é patrimônio do estado e o que é privado, percorreu por todo o período absolutista, onde os cargos políticos eram vistos como