Patrim nio Industrial
É todo vestígio da cultura industrial que possui valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico.
Englobam edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de tratamento e de refino, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte.
E locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, tais como habitações, locais de culto ou de educação.” (CARTA de Nizhny Tagil, 2003)
Como preservar esses bens, na maioria dos casos abandonados? Reutilizando o patrimônio industrial, como meio de preservação, devolvendo a sociedade um novo ambiente que nossa ser útil, e que possa resgatar a identidade e o histórico daquela construção.
Área de intervenção
Área em pleno desenvolvimento;
Próximo a pontos relevantes como faculdades, shoppings, praças e equipamentos culturais e esportivos;
Facilidade de acesso, pois esta situado entre a estação de trem Água Branca e a estação intermodal Palmeiras-Barra Funda.
Grande número de equipamentos culturais, evidenciando esse importante eixo cultural.
O terreno possui dois edifícios tombados: Casa das Caldeiras e a Casa do Eletricista. Ambos remanescentes das Indústrias Matarazzo e tombados pelo Condephaat.
Histórico
Os edifícios Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista faziam parte do parque industrial Matarazzo, foram construídos na década de 20 e são as únicas construções que resistiram ao tempo.
São representantes da história da industrialização e desenvolvimento da cidade de São Paulo.
A casa das caldeiras foi construída para abrigar as caldeiras que produziam energia para todo o parque Industrial Matarazzo.
Restaurado em 1998-1999.
Tombamento
Tombado em 1986 pelo CONDEPHAAT e IPHAN, como edificação remanescente das IRFM – Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.
Segundo o processo de tombamento, os dois edifícios devem ter proteção integral, e fica estabelecido que a Casa das Caldeiras será destinado a