DIAGRAMA DE OBJETO
INTRODUÇÃO
• O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação. A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um certo momento de sua execução.
DIAGRAMA DE OBJETO
A mesma notação do diagrama de classes é utilizada com duas exceções: os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas.
Os diagramas de objetos não são tão importantes como os diagramas de classes, mas eles são muito úteis para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando muito em sua compreensão.
Diagramas de objetos também são usados como parte dos diagramas de colaboração onde a colaboração dinâmica entre os objetos do sistema são mostrados.
EXEMPLO DIAGRAMA DE OBJETO
EXEMPLO DIAGRAMA DE OBJETOS
DEFINIÇÃO DIAGRAMA DE
OBJETO
Mostram uma fotografia de um sistema OO em execução: mostrados os objetos, com os valores de seus atributos e as ligações entre eles.
Permite um maior entendimento do problema e úteis para a modelagem de estruturas de dados complexas, focando apenas uma parte dos objetos.
Não mostra a evolução do sistema com o tempo.
DEFINIÇÃO DIAGRAMA DE
OBJETO
Representam retratos estáticos de instâncias encontrados em diagramas de classe Perspectiva de casos reais ou de protótipos
Para mostrar o comportamento de um objeto, deve-se utilizar diagramas de sequência, colaboração ou diagramas de estados. É comum colocar um diagrama de classes junto com um diagrama de objetos para facilitar a identificação dos objetos
Diagramas de objetos são usados quando não se consegue entender o resultado que será obtido pelo diagrama de classe e para mostrar o istanciamento de uma classe na memória
DEFINIÇÃO DIAGRAMA DE
OBJETO
Pode ser construído em qualquer momento da especificação ou construção do software
A notação UML de um objeto é semelhante à de uma classe: