Diagrama de Objetos
Mostram uma fotografia do sistema Orientado a Objetos em execução: mostrando os objetos instanciados, com os valores de seus atributos e as ligações entre eles.
O diagrama de objetos permite um maior entendimento do problema e é útil para a modelagem de estruturas de dados complexas, focando apenas uma parte dos objetos. 2. Características:
Não mostra a evolução do sistema com o tempo;
Representam retratos estáticos de instâncias encontrados em diagramas de classe;
Perspectiva de casos reais ou de protótipos. 3. Porque usar:
Diagramas de objetos são usados quando não se consegue entender o resultado que será obtido pelo diagrama de classe e para mostrar o instanciamento de uma classe na memória. 4. Como funciona:
A notação UML de um objeto é semelhante à de uma classe:
São mostrados os valores dos atributos. Os métodos não são incluídos. Além do nome da classe, podemos dar um nome ao objeto.
Diagrama de Implantação
1. Definição:
O diagrama de Implantação é utilizado para modelar o ambiente no qual o sistema será executado. O mesmo irá representar a arquitetura e configuração de um sistema no qual estarão ligados seus respectivos componentes. É composto por:
Ele é composto por “nós” e “associações” onde um “nó” pode ser, por exemplo, uma rede, um computador, um disco rígido, um sensor, entre outros.
2. Nós:
Um nó é um elemento físico, o qual existe em tempo de execução e representa algum recurso computacional. Ele, normalmente, possui memória e, várias vezes, capacidade de processamento.
3. Associações:
Uma associação entre dois nós representa uma conexão física entre eles, como exemplos