Patricia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um resumo referente a um artigo com objetivo de analisar as práticas e os indicadores Hospitalares.
A Qualidade em Serviços Hospitalares é um assunto que vem sendo importante discutir, pois existe uma demanda da maior exigência do consumidor que devido à globalização encontra-se munido de maiores informações e busca serviços de qualidade. As empresas têm se diferenciado quando da incorporação de atividades de interesse do consumidor. A pressão com referencia a qualidade nos serviços prestados é ainda maior, por ser o setor da saúde o que lida diretamente com a vida de seus usuários.
Este trabalho aborda uma temática bastante relevante que é os indicadores hospitalares e seus respectivos agregados.
2 DESENVOLVIMENTO
Os indicadores são ferramentas básicas para o gerenciamento do sistema organizacional, ou seja, são medidas usadas para ajudar a descrever a situação atual de um determinado fenômeno ou problema, fazer comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade das ações de saúde executadas.
Devem permitir comparações em diferentes tempos, no mesmo local e em diferentes locais, no mesmo período de tempo.
Não é uma medida de qualidade, apenas identifica ou dirige a atenção para assuntos específicos de resultados, dentro de uma organização de saúde.
No controle de qualidade de sistemas de saúde é necessário se ter em vista uma matriz representativa de indicadores e seus respectivos índices. Neste sentido, Takashina (2004), apresenta as principais características de bons indicadores de qualidade, conforme segue: Exatidão – possibilidades mínimas de erro; Confiabilidade – mesmas medidas podem ser obtidas por diferentes pesquisadores, frente a um mesmo evento; Pertinência - estar