patologias
Conceito: A infecção urinária é uma patologia que afeta parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É decorrente da presença de agentes infecciosos em alguma parte do sistema urinário, sendo que quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite; quando acomete a bexiga, é chamado de cistite; quando atinge a uretra, recebe o nome de uretrite.
Embora possa afetar indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, é mais comumente observada em mulheres. Essa relação é invertida durante o primeiro ano de vida, quando essa patologia é mais comum em meninos.
A infecção urinária afeta mulheres com maior frequência devido a fatores anatômicos, uma vez que a uretra desemboca próximo a entrada da vagina, local onde a flora bacteriana é abundante.
Contágio: A bactéria que habitualmente é responsável pelas infecções urinárias é a "Escheichia Coli", que compõe a flora intestinal dos seres humanos. Outro ponto que auxilia na ocorrência desse tipo de infecção é o hábito de higiene após defecar ou urinar, levando o papel higiênico na direção ânus - vagina, facilitando a migração de bactérias intestinais até a vulva. A estase urinária também é um fator importante no desenvolvimento de infecções urinárias, já que a urina estagnada contribui com a proliferação bacteriana.
Outros fatores que colaboram para o aparecimento de infecções urinaria são:
Gravidez, pois essa época da vida da mulher há uma diminuição da defesa do organismo da mesma, bem como o aumento do hormônio progesterona, que causa um relaxamento maior da bexiga, favorecendo a estase urinária;
Diabetes
Climatério
Obstrução urinária, quando algum fator está impedindo o fluxo urinário;
Inserção de corpos estranhos na uretra, pois estes podem conter bactérias para o interior do trato urinário;
Moléstias neurológicas, pois estas podem interferir no esvaziamento da bexiga;
Doenças sexualmente transmissíveis;
Infecções ginecológicas.