Projeto Oxigênio do Google
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?
Aluno (a): JOÃO PAULO RODRIGUES DE CARVALHO
Disciplina: Fundamentos do gerenciamento de projetos Tutor: Prof. Antônio Luís Draque penso
Belém - PA
2014
Estudo de Caso :
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes são Importantes?
REFERÊNCIA: David A. Garvin, Alison Berkley Wagonfeld, Liz Kind
Desde quando o Google foi fundado, pessoas em toda a empresa questionavam o valor dos gestores. Alguns anos depois do lançamento da empresa, os fundadores Larry Page e Sergey Brinse perguntavam se o Google precisava de qualquer gestor. Em 2002, tentaram fazer uma organização totalmente plana, eliminando os gerentes de engenharia, em um esforço de romper as barreiras para o desenvolvimento de ideias de forma rápida e reproduzir o ambiente de colaboração espontânea. Com a iniciativa durou poucos meses, eles cederam quando várias pessoas o procuravam simplesmente para perguntar sobre relatórios de despesas, conflito pessoal dentro da empresa e outras questões sem importância.
No início de 2009, a Google anunciou o Projeto Oxigênio. A meta era simples e desafiadora: identificar os atributos dos melhores gerentes e colocar em prática um programa para o desenvolvimento de melhores líderes dentro da empresa. Foram feitas milhares de avaliações de desempenho, pesquisas de opinião, justificativas de prêmios pessoais e pesquisas sobre liderança. Também analisaram depoimentos, elogios, reclamações, etc. Foram feitas centenas de entrevistas adicionais para complementar o estudo.
A empresa obteve um avanço significativo na qualidade de gestão de 75% dos gerentes com as piores avaliações. O cruzamento disso tudo foi divulgado no final de 2009 num documento chamado “Os Oito Hábitos dos Gerentes Altamente Eficazes da