patologias
Este trabalho consiste no Estudo de Caso desenvolvido no Hospital de Medicina Tropical na especialidade de estágio curricular. O mesmo foi realizado através de coletas de dados retirados do prontuário do paciente. As patologias em questão são: Isosporíase e Amebíase, e a estratégia utilizada na organização de dados foi a Sistematização de Enfermagem, sendo também utilizados dados científicos para relevância das informações.
Entrevista J.M, é natural de Tefé, e nesta cidade morava com a mãe e uma irmã em casa de alvenaria com água encanada, sendo a casa dividida em seis cômodos, três quartos, sala, cozinha e banheiro. Atualmente, por conta do tratamento, mora em Manaus com a mãe na casa de familiares maternos. Assumiu o comando da embarcação do seu pai que faz o trajeto Tefé-Jutaí, após a morte do mesmo por C.A de garganta, fazendo um curso na Marinha para exercer tal função. É estudante de Química do 6 período na UEA de Tefé. Nega tabagismo, ingeria bebida alcoólica socialmente quando ia a bares com amigos, o que segundo ela, era uma de suas poucas formas de diversão junto com a prática de vôlei.
Descobriu ser portadora de SIDA, quando no Município de Tefé há +- um ano e meio, procurou o atendimento hospitalar após uma forte diarreia (que se tornou crônica) acompanhada de febre alta e dores no estômago. Após exame de sangue que comprovou seu diagnóstico, foi encaminhada para Manaus a fim de iniciar seu tratamento.
Sua queixa atual e motivo de sua internação no Hospital de Medicina Tropical: diarreia, tosse com secreção amarelada e dispneia em repouso. Cliente apresenta amenorreia há mais de um ano. Nunca passou por procedimentos cirúrgicos ou teve fraturas, e suas vacinações estão todas atualizadas.
Participa como membro na Igreja Deus é Amor, e relata que através de sua fé e do apoio da família encontrou forças para sair da depressão em que se encontrava.
. Isosporíase
A isosporíase é uma infecçäo intestinal determinada por