Patologias
Patologias da Construção Civil
Leandro Aparecido de Souza Cardoso RGM: 12101101818
Engenharia Civil – 8º A
Tendo como base as informações fornecidas através da vistoria, anamnese, diagnóstico e conduta do caso, seguem comentários, críticas e sugestões quanto aos procedimentos recomendados nos casos abaixo.
ESTUDO DE CASO 1 - Descolamento de pastilhas da fachada de um grande Shopping Center em São Paulo
Vistoria:
Apesar de todas as informações coletadas, não houve verificação de infiltração de água na alvenaria, o que também pode ocasionar descolamento do revestimento. Poderia também ser verificado no diário de obras se houve alguma irregularidade no processo de execução no momento do preparo da argamassa e na aplicação, já que como foi informado no estudo, a argamassa colante foi feita por encomenda devido sua tonalidade especial, e no mesmo não temos informação se havia alguma peculiaridade no preparo da argamassa.
Anamnese:
Não foram coletadas informações suficientes sobre a argamassa utilizada, já que a mesma foi feita sob encomenda e poderia ter especificações além das já conhecidas nas argamassas convencionais sobre o preparo e aplicação para colocação do revestimento sobre a fachada. Também não foi feita uma verificação na primeira vez que o Shopping apresentou essa deficiência, logo não foi possível ver se a primeira reforma foi realizada de forma correta. No estudo também é citado uma recomendação do fabricante da pastilha que orienta fazer o uso de argamassa adesiva quando a base fosse em emboço e no momento da vistoria não informa como foi preparado o emboço ou se houve falha do preparo ou na aplicação.
Exames Complementares: Durante os ensaios “In Loco”, o arranchamento das pastilhas na fachada teve um esforço relativamente grande devido ao encunhamento da juntas. As juntas de dilatação são separações físicas entre duas partes da estrutura, para que possam