Patologias Do Concreto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA – UNEC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO II
Propriedades do Concreto- Patologias e Aditivos
Caratinga
02/2015
Questionário
1-Quais as principais características do concreto?
R:Estado plástico e Estado endurecido ; Resistência á compressão, resistência á tração, módulo de elasticidade.
2-Quais equipamentos são usados para lançamento na obra?
R:Bombas estacionárias - para bombeamento a grandes alturas, utilizando-se tubulações fixadas à própria estrutura da obra.
Bomba estacionária com mangote flexível de bitola de 75 mm - para concretagens de menor volume e com apenas um operador de mangote.
Bomba lança - de vários alcances para colocar o concreto até o sexto pavimento ou a até 35 metros de distância.
3-Por que devemos adensar (vibrar) o concreto?
R:O adensamento ou vibração é de fundamental importância para o perfeito preenchimento das fôrmas, assim como para a eliminação de vazios no interior das peças concretadas provocados por aprisionamento de ar. A eliminação desses vazios garante a continuidade das peças estruturais assim como a aderência do concreto às armaduras.
4-Quais cuidados devem ser tomados após o lançamento do concreto na obra?
R:O principal cuidado com o concreto, imediatamente após o lançamento, é a “cura”. Cura é o procedimento que se faz para evitar a evaporação da água e a consequente fissuração. Normalmente a preocupação maior é com grandes superfícies horizontais como pisos e lajes, casos em que o contato com o ar e a incidência de sol podem agravar a evaporação. Geralmente, os procedimentos utilizados são: aspersão de água, mantas saturadas com água, espelhos de água sobre pisos ou curas com películas formadas por pintura química. Porém, peças delgadas como pilares e vigas, quando desformadas precocemente, sofrem perda excessiva de água de maneira irreversível e, consequentemente, perda da resistência, pois apresentam uma