Patologias Cemitério dos Ingleses (Salvador BA) - Túmulo
Erick Saboya
Nuno ...
Turma: Sexta-feira 15:00h
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
TRABALHO 01 – VISITA DE CAMPO
Monumento: Cemitério dos Ingleses
Endereço: Ladeira da Barra (ao lado do Iate Club)
Objeto: Lápide de Jane Eleanor
Identificação de Fatores de Degradação
FICHA GERAL Nº
01
Identificação do Objeto de Análise:
O Cemitério dos Ingleses se localiza na Ladeira da Barra ao lado do Iate Club e tem vista para a Baía de Todos os Santos. É composto pela capela em formato neo clássico e 2 patamares de enterramentos, sendo o terceiro destruído para a construção da via de acesso ao Iate Club. É o primeiro cemitério da cidade, o Campo Santo só foi existir 35 anos depois.
Iate
Club
Cemitério
Propriedade
Família
Mariani
Foi construído em 1811 para sepultamento dos anglicanos, porém abriga o corpo de um soldado japonês que cometeu suicídio aqui na cidade de Salvador. O Iate só foi passar ser vizinho do cemitério em meados das décadas de 1930 e 1940 e em seu lugar abrigava uma fábrica de xales.
A capela é bem austera e não apresenta nenhuma cruz ou torre sineira pela razão de que era proibido religiões não católicas, mesmo cristãs, revelarem alguma menção religiosa na fachada pelo tratado de amizade que regularizava essas instituições a partir de 1808.
No interior da capela é possível ver o mobiliário todo britânico com exceção dos bancos dos fiéis. Sua estética atual é fruto de uma restauração que terminou em 2006 em uma obra financiada pela Fundação Mariani, que são os donos da grande propriedade à frente do cemitério na Ladeira da Barra. Antigamente sediava uma associação de reabilitação de menores infratores que foi relocada para outro imóvel da família Mariani. Na época da restauração o cemitério acumulava dívidas com
IPTU e o terreno seria leiloado.
O piso da capela era bem mais claro, ficou da tonalidade atual pela oxidação do tempo. O forro não é original pois no lugar existiu uma laje do tempo da instuição de