Patologia
Barra Funda
Nome
PATOLOGIA
São Paulo
2014
Concreto II
São Paulo
2014
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo estudar os fundamentos teóricos e experiências práticas sobre a manifestação de problemas patológicos nas estruturas de concreto armado, visando as causas e suas soluções técnicas corretas de reparo. Estabelece um procedimento de atuação através de vistoria do local, do histórico do edifício e do resultado de exames complementares; diagnóstico da situação e definição da conduta a partir da escolha de alternativa de intervenção mais conveniente.
É comum ouvirmos dizer que irão tratar uma patologia, porém é errôneo afirmar isso. Pois após sabermos o significado da palavra patologia, é fácil concluir que estudamos e tratamos os defeitos causados por ela e não ela propriamente dita.
PATOLOGIA COM INFILTRAÇÃO
1 - Infiltrações e danos por Umidade
Talvez os danos por umidade e infiltrações sejam os mais comuns em edificações nos dias de hoje. A má execução dos projetos, a falta de preparo dos profissionais e o descaso com os fatores naturais são sem dúvidas as principais causas desses problemas. Apesar de serem danos primários, eles podem acarretar em problemas maiores em uma construção. A infiltração, por exemplo, pode resultar em uma corrosão séria da estrutura e do "esqueleto" da edificação.
1.1 INFILTRAÇÕES
As infiltrações são os danos mais comuns nas construções e podem ser encontradas nas mais variadas edificações. A infiltração é ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica do local. Se essas instalações não forem bem aplicadas ocorrerão vazamentos e, consequentemente, infiltrações na estrutura do local. Quando uma instalação hidráulica é bem aplica, a vedação correta impede que a água escorra e entre em contato com o concreto. Algumas infiltrações são causadas