patologia
SER
RVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
FE
TECNOLOGIA DO PARÁ
T
CAMPUS BREVES
TECNOLOGIA DE OBRAS DE SUPRA-ESTRUTURA E
A
ACABAMENTO.
PROFE
FESSORA: GYSELLE ALMEIDA
COBERTURA
CONCEITO
superior da edificação, protetora das intem tempéries, constituída por um
Entende-se por cobertura a parte su elemento de suporte resistente (laje, estrutura de madeira, estrutura metálica) e conjunto de componentes aje, ca) com função de vedação (telhado podendo apresentar ainda isolação térmica,acústica, forro e ado), ão impermeabilização. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contr a ação das intempéries, pr ntra atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as cober est oberturas devem preencher as seguintes condições:
Funções utilitárias: impermeab eabilidade, leveza, isolamento térmico e acústic stico; Funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônic as ônica,dimensão dos elementos, textura e coloração; servação dos elementos.
Funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conser
Para a especificação técnica de uma c a cobertura ideal, o profissional deve observa os fatores do clima (calor, ervar frio, vento, chuva, granizo, neve etc.), que determinam os detalhes das coberturas conforme as necessidades tc.), uras, de cada situação. Entre os detalhes a serem definidos em uma cobertura, deverá ser sempre especificado, o es verá sistema de drenagem das águas pluv luviais, por meio de elementos de proteção, captação e escoamento, tais o, c como: eto arquitetônico: rufos, calhas, coletores e cana canaletas; Detalhes inerentes ao projeto a
Detalhes inerentes ao projeto h eto hidráulico: tubos de queda e redes pluviais.
.
TIPOS DE COBERTURA
A cobertura é um subsistema do edifíc e pode ser dividida em dois grupos princip difício incipais:
Lajes de concreto impermeabil
abilizadas;