Lourenço Carlos Diaféria
Subtítulo do Trabalho
Sumario:
1° Biografia
2° Algumas obras do autor
3° Obra trabalhada
4° Bibliografia
Introdução:
O trabalho apresentado é sobre Lourenço Diaféria, que foi um cronista brasileiro, mais concretamente sua vida, fatos curiosos e sua obra.
O objetivo desse trabalho é apresentar sua vida e fazer um dramatização da sua última crônica: “Nunca deixe seu filho mais confuso que você”, em sala de aula.
Esta organizada em 4 partes, sendo a 1° sua biografia contendo curiosidades, 2° algumas de suas obras, 3° a obra que será dramatizada em sala de aula, 4° a bibliografia do trabalho.
1.0 Bibliografia:
Lourenço Carlos Diaféria nasceu no bairro do Brás, em São Paulo (SP), no ano de 1933. Contista, cronista e autor de histórias infantis, o jornalista iniciou sua carreira em 1956 na “Folha da Manhã”, hoje “Folha de S. Paulo”, como preparador de matérias. Em 1964 escreveu sua primeira crônica assinada. Ficou na “Folha” até 1977, ano em que foi preso e processado com base na Lei de Segurança Nacional pela autoria da crônica “Herói. Morto. Nós", considerada ofensiva às Forças Armadas. O processo durou cerca de três anos e terminou com a absolvição do cronista, que posteriormente voltou a atuar na “Folha de S. Paulo” . No ano de sua prisão, 1977, o conto “Como se fosse um boi” é premiado com o quarto lugar no VII Concurso Nacional de Contos do Paraná e incluído no livro Novos Contistas, editado pela Francisco Alves Editora. Colaborou também no “Jornal da Tarde”, “Diário Popular”, “Diário do Grande ABC”, e escreveu para as rádios "Excelsior", "Gazeta", "Record", "Bandeirantes" e para a "Rede Globo".
2.0 Algumas obras do Autor:
Um gato na terra do tamborim, 1976
Circo dos Cavalões, 1978
A morte sem colete, 1983
A longa busca da comodidade, 1988
O invisível cavalo voador – Falas contemporâneas, 1990
Papéis