Patologia
QUESTIONÁRIO INFLAMAÇÃO AGUDA, INFLAMAÇÃO CRÔNICA E REPARO
1) O quê é inflamação?
É uma reação complexa em tecidos que consiste principalmente nas respostas dos vasos sanguíneos e leucócitos. As reações vasculares e celulares da inflamação são disparadas por fatores solúveis que são produzidos por várias células ou derivadas de proteínas do plasma e são geradas ou ativadas em resposta aos estímulos inflamatórios.
2) Quais os possíveis estímulos para inflamação aguda? Cite cinco exemplos.
Infecções (Bacteriana, viral, fúngica, parasítica)
Necrose tecidual de qualquer causa (isquemia, trauma, injúria física e química).
Cor estranhos (lascas de madeira, sujeira, suturas).
Reações imunes (reações de hipersensibilidade).
Trauma
3) Explique as alterações vasculares da inflamação aguda.
As alterações vasculares acontecem por meio das alterações no fluxo e calibre vascular, que se iniciam logo após a lesão e desenvolvem vários níveis. Ocorre aumento focal do fluxo sanguíneo, gerando calor e rubor (Vasodilatação); aumento da viscosidade sanguínea devido a maior presença de hemácias na região e acumulo de leucócitos na região da lesão. Ocorre também aumento da permeabilidade vascular levando ao extravasamento de fluido rico em proteínas para o tecido extravascular, causado pela vasodilatação e a perda de proteínas de plasma o que gera o edema. E por último a exsudação leucocitária, polimorfonucleares deixam o capilar para atingit o foco inflamatório.
4) Explique os fenômenos celulares da inflamação aguda.
Os fenômenos celulares da inflamação envolvem o acionamento das capacidades celulares de movimentação, de adesão e de englobamento de partículas. O principal fenômeno é a saída de leucócitos da luz vascular e sua migração para o local agredido. Pavimentação: os leucócitos posicionam-se adjacentes aos endoteliócitos. Para tal, é necessário que ocorra a marginação leucocitária, ou seja, os leucócitos saem da porção central do fluxo sangüíneo