A IMPORTÂNCIA DOS MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
5320 palavras
22 páginas
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIACURSO DE ESPECIALIZAÇÃO “LATO SENSU”
ANÁLISES CLINÍCAS E TOXICOLÓGICAS
A IMPORTÂNCIA DOS MARCADORES TUMORAIS NO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Pós-Graduado (lato sensu) em Análises Clinica e Toxicológicas.
Santos - SP
Novembro/2008
RESUMO
O câncer de mama é considerado atualmente problema de saúde pública em muitas partes do mundo, e o Brasil insere-se nesse contexto. A análise dos dados produzidos na última década permite, por um lado, conclusão otimista, por outro lado traz grandes preocupações. Sabe-se que, em decorrência dos avanços diagnósticos e terapêuticos, a mortalidade vem diminuindo gradativamente e a qualidade de vida tem melhorado. Contrapondo-se, a incidência da doença tem aumentado anualmente e ainda tem representado a causa maior de mortalidade feminina por doenças neoplásicas em muitas regiões do planeta. Os marcadores tumorais são macromoléculas presentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos, cujo aparecimento e/ou alterações em suas concentrações estão relacionados com a gênese e o crescimento de células neoplásicas. Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico sobre o câncer de mama e o papel dos marcadores tumorais no diagnóstico e prognóstico do câncer de mama. De todo o levantamento bibliográfico realizado, pode-se dizer que a identificação de marcadores que possam predizer o comportamento dos tumores é especialmente importante em câncer de mama devido, sobretudo, à variabilidade na progressão clínica da doença, sendo os mais importantes dois marcadores o CA 15-3 e o C-erb B-2.
PALAVRAS-CHAVE: Câncer de mama; marcadores tumorais; diagnóstico e prognóstico.
INTRODUÇÃO
O câncer de mama é considerado o mais prevalente em todo o mundo, sendo também a principal causa de morte por câncer e o tipo mais freqüente entre as mulheres