patologia
6.1 Manifestações Clínicas (Sinais e Sintomas)
Os sintomas surgem aos poucos, mas podem se tornar cada vez mais óbvios ao longo de varias semanas ou meses:
Sensação vaga mal-estar;
Fadiga e fraqueza;
Perda gradual do apetite;
Perda de peso;
Pigmentação da pele semelhante ao bronzeamento, em especial nas dobras da palma das mãos e nos nós das articulações, cotovelos e joelhos.
As pessoas com doença de Addison em geral tem pressão arterial baixa. Se os níveis de corticosteroides ficarem muitos baixos, pode surgir uma crise, quase sempre durante uma doença ou após uma lesão. A crise é causada por perda excessiva de sais e água, que resulta em desidratação, fraqueza, dor abdominal, vômitos e confusão. Sem tratamento, pode levar ao coma e á morte (GUIA VEJA DE MEDICINA E SAUDE, 2008,p.102).
6.2 Diagnostico
Segundo Lotteberg (2008,p.102) caso o médico suspeitar da doença de addison, pode solicitar analises de sangue para medir os níveis de potássio e sais, e para verificar os níveis de hormônios corticosteroides.
6.3 Tratamento
É tratada com corticosteroides orais. Injeções são usadas para tratar crises acentuadas ou quando não se consegue tomar medicamentos orais (GUIA DE MEDICINA, 2008,p102.)
7.0 Intervenções terapêuticas
Segundo Berenice Rosa,
“A terapia ocupacional deve oferecer ao individuo um atendimento voltado às questões não apenas da disfunção, mas, principalmente, do homem enquanto ser essencialmente social, através do entendimento da relação home-natureza, oriundo da sua atividade pratica”.
Ainda segundo Berenice, o