patologia
Patologia é o estudo das doenças. A maioria das doenças provoca modificações morfológicas nos órgãos e tecidos do corpo, conhecidos como lesões. As lesões podem ser específicas de determinadas doenças ou comuns a diversas delas. Quando há necessidade de se estudar uma determinada doença, fazer o seu diagnóstico, verificar a sua evolução, ou estabelecer um estadiamento como nos casos dos tumores, os métodos utilizados são:
A Macroscopia que é a observação do matéria com à vista desarmada (a olho nú).A Microscopia que é a observação do material, com microscópico do para analise mais detalhada.
Exames Citologicos (geralmente utilizados para descoberta de neoplasias malignas, agentes infecciosos e parasitários) esses exames são feitos através de raspagem de mucosas, líquidos corporais , secreções e punção aspirativa; A grande maioria dos exames citológicos deve ser confirmada por exame histopatológico, devido à possibilidade do material colhido ser pouco representativo e também há restrições quanto à avaliação prognóstica, pois tal exame avalia somente as características de células isoladas ou em blocos, ao passo que o exame histopatológico permite avaliar a arquitetura do tecido como um todo.
Exames Anatomopatológicos-Biópsias: São classificadas como Excisionais, também chamadas de ablativas, quando se processa a retirada da lesão em sua totalidade. São chamadas de Incisionais quando se retira apenas parte da lesão que se está investigando. Dentro desta classificação podem-se fazer vários tipos de procedimentos, por exemplo: curetagens, endoscopias, biópsias por agulha convencional, punção biópsia aspirativa com agulha fina, a biópsia a "céu aberto", entre outras.
Exames anatomopatológicos – Peças cirúrgicas:São provenientes de procedimentos para tratamento cirúrgico de doenças diversas, neoplásicas ou não. É quando um órgão ou parte dele, é retirado por métodos cirúrgicos.
Exames anatomopatológicos - Autópsia