patologia
http://www.delta-search.com/?q=melasma&babsrc=HP_ss&s=img&rlz=0&as=0&ac=0
E uma condição de pele extremamente freqüente, que acomete um grande numero de mulheres sendo pequena a incidência em homens (cerca de 2%). Ocorre o aparecimento de manchas escuras e irregulares na face que se agravam após qualquer exposição solar. O aparecimento do melasma parece ter relação com os altos níveis de estrógeno , pois e comum surgir durante a gravidez e nas usuárias de contraceptivos orais . No entanto, o melasma também pode ser visto em homens e em mulheres não estejam em uso de medicamentos, as causas ainda desconhecidas.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
Geralmente, as manchas escuras ocorrem na face, em cima das sobrancelhas, nas bochechas, na testa, e ao redor da boca ( lábio superior e região da mandíbula ). Por razoes ainda não completamente entendidas, os melanocitos (células que produzem pigmento) aumentam a produção de melanina nestas regiões, causando o aspecto mais escuro da pele.
Melasma está classificada em 3 tipos:
• Superficial – manchas marromclaro; facilmente tratada com terapias tópicas (peeling, ácidos, cremes);
• Média – manchas marrom-azuladas; não tão facilmente tratadas com terapias tópicas;
• Profunda – a combinação das duas, e de difícil tratamento.
TRATAMENTO
Ainda não há cura para o melasma O tratamento do Melasma é demorado e exige muita paciência e dedicação do paciente.
É recomendável que se evite o uso de contraceptivos orais e se reduza a exposição aos raios solares.
As terapias tópicas incluem aplicação de cremes clareadores com a adição do ácido glicólico e retinóides que facilitam a penetração dos cremes. Procedimentos com peelings ácidos e com luzes, quando feitos regularmente, demonstram ser ferramentas benéficas no tratamento do Melasma de grau médio à profundo. O uso dos lasers somente deve ser considerado quando discutido com o médico, pois pode agravar essa disfunção. sintomas. PREVENÇAO