Patologia
Thaís Pereira Queiroz - RA: 20153959
Turma MA5
Profª Sandra
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................01
PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO......... 02
DEFORMAÇÃO ESTRUTURAL .................................................................... 03
Introdução
Patologia é o estudo da doença. A patologia pode ocorrer na estrutura, na vedação, nos componentes de abastecimento (dutos elétricos, hidráulicos),entre outros. Segundo pesquisas, mostra-se que a origem das falhas está, em primeiro lugar, no projeto deficiente. Em segundo lugar, em falhas de execução. Em terceiro, nos materiais empregados e em quarto, na má utilização dos edifícios pelos usuários.
Portanto, a patologia estuda as manifestações, o mecanismo de ocorrência, natureza, causas e consequências. Para se ter peças que tenham durabilidade é necessário que o produto tenha vida útil acima do esperado, mas com manutenção recomendada pelo fabricante. Sendo assim, os fatores relevantes são: à durabilidade dos materiais e componentes utilizados; às condições de exposição a que está submetido (ao entorno); às condições de uso; às ações de manutenção realizadas.
Em suma, A patologia da construção civil tem como objetivo obter o conhecimento das causas dos problemas e saber como evita-lo.
Conceitos básicos sobre patologia
O conhecimento sobre as patologias das edificações é indispensável em maior ou menor grau, para todos que trabalham na construção. Procura-se hoje construir cada vez mais com o máximo de economia, mas mantendo a qualidade do produto a ser usado, para realmente saber até onde um determinado material é confiável.
Causas de Patologia:
Observe o gráfico abaixo
Fonte: http://construfacilrj.com
Defeitos que causam patologia:
Os problemas