Patologia
01) Um rapaz de 17 anos infectado por hepatite A apresenta náuseas leves há cerca de uma semana e tem icterícia muito leve das esclerótidas. Os achados laboratoriais incluem elevações dos níveis de enzimas hepáticas aspartato transaminase (AST) e alanina-transaminase (ALT). Qual das seguintes alterações nos hepatócitos é responsável pelo aumento dos níveis das enzimas no soro?
a) Dispersão de ribossomos
b) Autofagia por lisossomos
c) Tumefação da mitocôndria
d) Aglomeração da cromatina nuclear
e)Defeitos na membrana celular
02) Um homem de 54 anos começou a apresentar dor torácica forte. Um eletrocardiograma demonstrou alterções compatíveis com infarto do miocárdio. Ele recebeu tratamento trombolítico com ativador plasmogênico tecidual (Apt). Entretanto, sua creatinoquinase sérica aumentou (significa que houve necrose no miocárdio e não regeneração da atrofia) após o tratamento. Qual dos eventos a seguir provavelmente ocorreu?
a) Lesão celular irreversível
b) Regeneração celular
c) Lesão química
d) Atrofia da fibra muscular
e) Trombose
03) Um homem de 51 anos tem pressão arterial 150/95mm/Hg. Se esse distúrbio permanecer sem tratamento durante anos, qual das seguintes alterações celulares será observada no coração?
a) atrofia
b) hiperplasia
c) metaplasia
d) hemossiderose
e) hipertrofia
04) Quando uma pessoa consome álcool além da conta, como seriam os problemas patológicos observados no fígado dessa pessoa? Explique.
05) O que é e como pode acontecer uma degeneração hialina?
06) Obsserve a imagem:
Vemos aqui uma projeção do epitélio que compõe a derme. Nessa projeção, notam-se células com citoplasma vacuolizado (branco), indicativo do acúmulo de água intracitoplasmático. Como podemos classificar este estado patológico? Trata-se de uma lesão reversível ou irreversível?
07) Em um estado gripal, passamos a ter uma produção de muco além da normal. A mucosa da região respiratória fica comprometida com o