patologia(Retocolite Ulcerativa)
Introdução
A Colite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal de patogenia multifatorial (envolvendo disfunção imunológica, fatores ambientais e genéticos) geralmente limitada ao reto e ao cólon (retocolite), podendo afetar o apêndice cecal e o íleo terminal se envolver o cólon inteiro. Afeta a mucosa e a submucosa, raramente se aprofundando nos casos mais graves. Estipula-se que exista uma resposta imunológica ao conteúdo luminal, acarretando na liberação de citocinas que desencadeiam o processo inflamatório. Outros fatores que podem exercer um papel na doença são: agente etiológico infeccioso não definido, fumo, integridade da barreira de células epiteliais intestinais e fatores psicossociais.
Epidemiologia
Afeta principalmente indivíduos com 15-30 anos e depois com 60-80 anos, mais as mulheres que os homens. A incidência é de 100 casos por 100.000 pessoas, sendo mais freqüente nos Ocidentais que nos Orientais, onde a incidência tem crescido nos últimos anos. A incidência em algumas etnias judaicas mostra-se muito superior às outras. A mortalidade é baixa (5% após 10 anos de doença) se o doente é acompanhado e tratado. Cerca de 25% sofrem ataques severos com necessidade de colectomia nos primeiros anos.
Etiologia
A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática ou seja Não tem uma causa ,mas existem estudos que apontam para uma componente genéticano desenvolvimento da doença.A teoria mais provavel será a de infecção por um microorganismo pouco patogénico que estimula uma resposta imunitária ineficaz em indivíduos com determinados genes do sistema MHC de reconhecimento de antigénios estranhos. Mesmo após eliminação do invasor, a resposta imunitária permanece e aumenta particularmente em períodos de stress.Recentemente uma equipe de médicos do Canadá e E.U.A. descreveu que mutações no gene IL23R, do cromossomo 1p31 (que codifica uma subunidade do receptor para a interleucina 23) estariam associadas a risco aumentado ou