Patologia Neoplasia
Trabalho entregue ao professor da disciplina de Patologia, na UNIP de São José do Rio Pardo, como trabalho da disciplina do Curso Fisioterapia.
RESUMO
Em nosso organismo, ocorre o crescimento celular controlado e não controlado. Tendo como exemplo de crescimento controlado a hiperplasia, a metaplasia e a displasia, enquanto que as neoplasias são as formas de crescimento não controladas e são mais conhecidas e denominadas de "tumores". Porem a palavra tumor em latim é inchaço, um dos sinais cardinais de inflamação, podendo ser qualquer forma de inchaço, neoplástico ou não. Porque a neoplasia inclui doenças muito diferentes, é difícil encontrar uma definição abrangente, então a definição mais aceita atualmente é que a neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro.
Várias classificações foram propostas para as neoplasias De acordo com o comportamento biológico os tumores podem ser divididos em benignos, limítrofes e malignos, sendo o termo “câncer” utilizado para os crescimentos malignos. Essa classificação leva em consideração dois aspectos básicos para diferencia-los, o comportamento biológico e a histogênese.
Um dos pontos mais importantes no estudo das neoplasias é estabelecer os critérios de diferenciação entre cada uma destas lesões, o que pode ser difícil dependendo do caso.
SUMÁRIO
1 neoplasia benigna 5
2 neoplasia maligna 6
3 câncer 7
4 CÂNCER na fisioterapia 8
5 REferencias 9
1 NEOPLASIA BENIGNA
As células dos tumores benignos são semelhantes às de origem e seus núcleos não estão alterados, sendo assim a célula neoplásica é indistinguível da normal. Só que, por sua vez, possuem padrões tecidual diferente. Eles podem apresentar mais de uma linhagem celular.
As células neoplásicas