Patologia nas contrucões
No novo ambiente de negócios, somente terão lugar no mercado e, por assim dizer, futuro as empresas que conseguirem integrar adequadamente os fatores econômicos, sociais e ambientais, atingindo os patamares necessários para serem consideradas sustentáveis.
A Aracruz é uma empresa competitiva, por combinar as vantagens de uma produtora de baixo custo com economias de escala, tecnologia florestal avançada e um curto ciclo de cultivo proporcionado pelo clima brasileiro. E essa destacada posição implica ainda maior responsabilidade.
Nossa "licença social" para operar depende da qualidade do ambiente, do bem-estar das comunidades em que estamos presentes, e da confiança das partes interessadas nossos empregados, clientes, acionistas e fornecedores, entre outros. Manter e ampliar a confiança desses públicos é um desafio crucial em nossa estratégia de sustentabilidade.
Existem conflitos, e questionamentos de natureza política, social e ambiental que os antecedem e suportam, são parte do contexto de uma companhia que utiliza recursos naturais, operando em regiões muitas vezes carentes de suporte governamental e exporta para mercados internacionais cada vez mais exigentes e sensíveis a questões sociais e ambientais.
Uma empresa que tem sua visibilidade ainda mais ampliada pelo fato de ser líder mundial em seu segmento.
A Aracruz está ciente desse desafio, e busca enfrentar os problemas e conflitos próprios do setor florestal, e os seus em particular, com transparência e diálogo.
Trata-se de um processo de aprendizado para todas as partes, uma vez que a complexidade das questões em geral não permite uma solução única, nem uma verdade absoluta.
Neste relatório abordamos questões sensíveis como o relacionamento com as comunidades indígenas, a questão dos recursos hídricos, da biodiversidade, do uso de defensivos agrícolas e do aproveitamento dos resíduos florestais oriundos de nossas operações.
O modal de transporte