Paternon
DISCIPLINA: seminário de introdução à arquitetura e urbanismo
TÍTULO DO TRABALHO PATERNON
NOME DO ALUNO
Christoffer Patrick Cavalcante De Vasconcelos
MATRÍCULA
1510221
03/2015
FORTALEZA-CE
NOME DO ALUNO
Christoffer Patrick Cavalcante De Vasconcelos
TÍTULO DO TRABALHO
PATERNON
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Seminário de introdução de Arquitetura e Urbanismo, do Professor Antônio Martins da R. júnior.
03/2015 FORTALEZA, CE.
A obra escolhida foi o Parthenon, obra arquitetônica construída no século V a. C na Grécia, é a mais conhecida das construções remanescentes da Grécia Antiga e foi construído com o melhor da arquitetura grega. Projeto é de autoria dos arquitetos Íctinus e Calícrates, que se baseiam nos preceitos da arquitetura dórica, cuja característica principal é a utilização de colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima. Já sua decoração foi feita pelo escultor Fídias, e tem como base a arquitetura jónica, adotada de colunas que possuíam frustrem mais delgados e não se firmavam diretamente na abóbada o que transmite uma ideia de leveza e mais decorado do que a arquitetura dórica.
O Parthenon tem várias curiosidades arquitetônicas, ele é considerado uma obra de grande pureza e perfeição, suas estruturas derivam da razão 9:4, um ideal matemático que informa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros, além de ser construída com base em um retângulo de comprimento raiz quadrada de cinco e largura igual a um.
Além dessas curiosidades, essa maravilha grega é composta por linhas aparentemente retas, mas que, na verdade, é ligeiramente curvas, essa ilusão, junto com uma leve inclinação para dentro,