Patch adams
O filme, conta a história verídica de um homem que por tentar suicídio, decide internar-se numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, ele descobre uma vocação de ajudar pessoas, que mudará a sua vida para sempre. Durante o período de internamento na clínica, Patch Adams descobriu que aproximando-se das pessoas e importando-se verdadeiramente com elas, um comportamento positivo era obtido. Ao sair da clinica ingressou na faculdade de medicina onde observou desde logo o modo como os médicos interagiam com os doentes, tratavam as pessoas de forma desumana, sem respeito e calor humano. Aí e com a conivência de alguns profissionais de saúde e escondido dos médicos e principalmente do diretor do hospital universitário, iniciou métodos pouco convencionais na altura para diminuir a ansiedade e a dor dos pacientes, tratando as pessoas e não só as doenças. Ele percebeu que a aproximação na relação médico-paciente durante o tratamento poderia provocar reações positivas na recuperação dos doentes. Como por exemplo, tratar os utentes pelo nome, faze-los sorrir usando a sua criatividade, vestiu-se de palhaço, anjo e outras formas para acalmar a ansiedade dos pacientes.
No entanto as suas práticas foram descobertas pelo diretor do hospital universitário que o proibiu de se aproximar dos doentes. Patch juntou-se com a namorada e alguns colegas e conseguiu abrir uma pequena casa para ajudar os mais necessitados, dando apoio e tratando de algumas doenças.
Mais tarde a sua namorada foi assassinada por um dos seus pacientes o que levou Patch a querer desistir do seu sonho de ajudar através do seu “excesso de felicidade”( como era dito pelo diretor). Mas os colegas, ao verificarem que realmente ele obtia resultados muito positivos com os seu doentes, conseguiram dissuadi-lo da ideia.
Patch, os seus colegas, doentes e os profissionais de saúde conseguiram vencer o diretor do hospital e continuou a sua luta para alegrar, humanizar,