Controle interno
1.1 A Relevância do Registro Contábil
A principal finalidade da contabilidade é de controlar o patrimônio da empresa através dos registros dos atos e fatos administrativos, transformados em valores, de acordo com a documentação específica. O registro contábil é o instrumento de informação para análise dos gestores na organização, porém, propicia resultados para a tomada de decisões. As informações dos atos e dos fatos administrativos se dão por elementos internos e externos da empresa. Tomamos como exemplo de documentos específicos; a nota fiscal, emitida por um fornecedor da empresa, sendo este o elemento externo, e os formulários de pedidos de aquisição de compras, aqueles que circulam dentro da empresa, caracterizados como elemento interno, entre tantos outros documentos que comprovem os fatos administrativos.
“A metodologia contábil consiste na captação, classificação, cálculos das operações caracterizadas pela documentação interna ou externa , para que por sua vez, sejam registradas de forma permanente, armazenados e compilados de acordo com a natureza e homogeneidade dos eventos e fatos administrativos e segundo princípios contábeis e órgãos reguladores para uma melhor análise e interpretação das informações contidas nas demonstrações contábeis”. (ATTIE, 2011 p.4).
Para que as informações registradas possuam validade e fé é necessário e imprescindível seguir os princípios da Contabilidade. De acordo com (ATTIE, 2011, p.169) “Os princípios de contabilidade representam o núcleo central da própria contabilidade, em sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes […]”.
Segundo Attie (2011) A mais recente Resolução nº750 de 28 de maio de 2010 do CFC, trata dos princípios fundamentais da contabilidade.
Segue na ordem abaixo os 6 (seis) princípios fundamentais da contabilidade: * O Princípio da Entidade
Neste princípio, o patrimônio é considerado o objeto da contabilidade não podendo ser confundido