Pasta
Apalavra Filosofia possui muitas acepções, cada um que fala de filosofia entende coisas diferentes.
Concepção de Filosofia
Para uns, a filosofia é a ‘rainha das ciências’, ou a ciência mais geral e universal; para outros, ela nos informa a cerca da composição do universo; outros que é uma atividade racional com base no argumento e na crítica das evidências.
A palavra ‘Filosofia” deriva de dois vocábulos gregos que significam “amando a sabedoria”. Ainda que divergente, a melhor definição de filosofia seria dada pelos próprios filósofos, até porque um dos papeis dos filósofos é descobrir as verdades acerca da filosofia.
A definição de Filosofia que mais se relaciona e articula aos diferentes significados é a definição de Platão, na qual a Filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Esse conceito implica na posse ou aquisição de um conhecimento válido e amplo, possível de ser utilizado em beneficio do homem.
Esse conceito de Platão é reconhecível em Descartes, que afirma que a filosofia é o estudo da sabedoria, na qual se entende sabedoria por prudência das coisas e um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes. É um conceito também Hobbes, na qual a define como conhecimento causal e utilização em benefício do homem. E um conceito em Kant, que formula o conceito cósmico de filosofia como o de “ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana”; essa finalidade essencial é a felicidade universal, assim, relaciona tudo com a sabedoria por meio da ciência. E por último, em Dewey, a filosofia, relacionada ao conceito de Platão, é a crítica dos valores, no sentido de crítica às crenças, instituições, costumes, política,