pasta
Linhas emergentes e seus desafios A Psicologia da Educação estuda as mudanças psicológicas que ocorrem nas pessoas como consequência de sua participação em situações educacionais. Neste caso o desafio é estudar e levar em consideração os impactos causados pela TIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) utilizando um olhar duplo para observar os seguintes aspectos:
1. As consequências que a utilização das TIC traz para convívio dos atores educacionais (Aluno e Professor) comparando com as atividades onde não ocorre a TIC. Focando nos aspectos de representações, práticas, processos, resultados e etc.
2. Observar as características e qualidades dessas situações educacionais que contribuam para essas mudanças.
Pesquisadores acreditam que o uso das TIC mudará o cenário da educação ao longo da Próxima década, desta forma buscam, com agilidade, entender seus impactos.
Ferramentas Previsiveis:
Web 1.0
O crescimento da internet ocorreu em menos de duas décadas, o primeiro site de compartilhamento foi criado em 1999 chamado ‘’netscape’’ onde era possível baixar arquivos da rede. Comparando a educação formal podemos denominar o professor com o administrador (webmaster) e os usuários seriam os alunos (internautas). Um dos principais acessos da Web 1.0 foi a Enciclopédia Britanica, sendo os primeiros dados completos disponíveis na rede.
Napster, site de compartilhamento criado em 1999 foi o maior e mais acessado site da Web 1.0, principalmente por compartilhar músicas. Porém em 2001 foi determinado que o site saísse do ar por violar direitos autorais das gravadoras. Apesar de retirado seu esboço ficou e outros sistemas foram criados com a mesma função, gerando assim a Web 2.0.
Web 2.0
A rede se prolifera obtendo diversas fontes de inúmeros assuntos, a partir de 2001. Conhecida como mash-up é uma composição de informações disponível na rede dando autonomia aos usuários da internet, disponibilizando todos os tipos de informações